Tecnologia Inverter

Inverter

Essa nova tecnologia que não é tão nova assim, traz muitos benefícios ao bolso e ao meio ambiente, diferente dos aparelhos convencionais, os aparelhos com essa tecnologia ao invéz de desligar o compressor, apenas diminui a rotação do mesmo. Esse processo faz o aparelho ser mais econômico evitando aqueles trancos que o motor do compressor faz ao ligar e desligar, e com isso elimina por completo o pico de corrente elétrica maior responsável pelo consumo de energia, além de proporcionar maior silêncio durante o funcionamento.

Veja abaixo um gráfico onde se pode comparar o funcionamento de um ar inverter e um convencional:

Mas os benefícios do Inverter não param por ai, além do silêncio, economia da energia que podem chegar até 60% dependendo da marca, essa tecnologia utiliza o gás R-410A, resultado da mistura de dois gases, esse gás é completamente inofencivo a camada de ozônio, diferente do gás R-22 composto de HCFC's (HidroCloroFluorCarbonos) que agridem a camada de Ozônio.

Com o passar do tempo a tecnologia vai ganhando mercado, e consequentemente o valor para aquisição vem caindo gradativamente, a medida em que mais marcas o produzem e lançam no mercado o split com esta tecnologia.

Essa tecnologia praticamente dominará o mercado de aparelhos de ar Split, principalmente pela questão ecológica, tanto pelo menor consumo de energia e não poluição do meio ambiente.

Desde de 1987 existe um tratato internacional mundial que estipula um prazo para o fim da utilização de gases que possuem HCFC's (HidroCloroFluorCarbonos), esse prazo esta chegando, e hoje, estamos percebendo isso. Esse tratado chama-se Protocolo de Montreal e posteriormente foi reforçado em 1997 pelo Protocolo de Quioto.

A palavra INVERTER é uma palavra em inglês que significa INVERSOR, afinal o que é isso?

Tecnicamente na eletromecânica o INVERSOR pode ser usado de várias formas, e uma delas é chamado de INVERSOR DE FREQUÊNCIA, essa técnica , através de componentes eletrônicos, é usada para reduzir a velocidade de rotação dos motores elétricos com corrente alternada, variando a frequência e nao a tensão de trabalho do motor, por isso que os compressores inverters não desligam e sim diminuem a velocidade.

Essa eletrônica é mais cara e por isso o custo mais elevado desse tipo de aparelhos de ar condicionados.

Veja abaixo outras diferenças entre os modelos Split convencionas e os modelos Split com a tecnologia Inverter:

 

Split convencional

 

1. Necessita de algum tempo para atingir a temperatura desejada pelo usuário.

 2. A temperatura do ambiente oscila em média 2ºC próximo a temperatura desejada.

 3. Baixo consumo de energia.

 4. Baixo nível de ruído.

  

Split com a tecnologia Inverter

 1. Atinge temperatura desejada rapidamente.

 2. A temperatura desejada é mantida praticamente constante, com poucas oscilações.

 3. Consumo de energia até 60% menor que os modelos Split convencionais.

 4. Aumento gradativo na rotação do compressor evitando picos de energia.

 5. Nível de ruído menor que os modelos convencionais.

 6. Maior flexibilidade na instalação: a unidade externa desse modelo consegue ficar a uma distância até 20 metros maior que a do modelo convencional.


A Quaresma Instalações está apta a realizar instalações de qualquer aparelhos de ar com essa tecnologia.

Veja os videos dos maiores fabricantes de ar inverter do mercado.















Compartilhe

Comentários



Mais Dicas: